Sugestão: repositório de informações sobre espécies nativas em SAF's

Olá gente,
há quase um ano atrás eu perguntei no facebook se existia algum material bibliográfico que desse informações úteis sobre o uso de espécies nativas em SAF’s e sugeri que se criasse algo assim colaborativamente (informações de cultivo como estrato, grupo sucessional, espaçamento, período de produção, etc.). O Michel Bottan me respondeu dando a ideia de que isso fosse feito aqui nesse fórum e foi assim que eu cheguei aqui. Mas acabou que eu me ocupei com outras coisas, excluí o facebook e esqueci da existência do fórum. Agora que lembrei, queria começar a contribuir com essa ideia.

Primeiro, xô tentar explicar melhor minha sugestão: a ideia é criar e sistematizar informações principalmente sobre espécies nativas que ainda são pouco exploradas, que ainda não existem nos manuais de agrofloresta, que não tem informação suficiente ou que a informação está muito dispersa.

Sei que já existem trabalhos desse tipo, por exemplo:

Mas acho que fazer isso aqui no fórum tem a vantagem de permitir ir construindo dinamicamente esse conhecimento, acrescentando novas espécies, vendo como funciona na prática com diferentes experiências, etc.

É isso. O que acham da ideia?

Fala Lucas! Bem-vindo de volta!

Eu acho a idéia ótima e fundamental para agrofloresta, isto é uma dificuldade geral no momento do planejamento, mesmo as informações atuais são conflitantes e mesmo se consolidando com o tempo a falta de um repositório público não estimula o compartilhamento da nova informação. Podemos fazer algo estruturado e colaborativo sim!

Eu havia criado um tópico para isso que contém algumas tabelas de referência. Qual extrato uma árvore ocupa?

O que podemos fazer é criar uma categoria somente para este propósito, onde cada tópico seria de uma espécie e nele contivesse algumas informações básicas como identificação, propagação, função ecofisiológica, estrato, etc. Bora fazer?

1 Curtida

Isso ai, eu tó nessa!

Estou reflorestando com a turma que eu conheço, mas queria incluir novas caras nessa turma!

Dale muchachos!

Bora começar! Eu acho que, pra facilitar pra quem for consultar essas postagens no futuro, elas podiam seguir um padrão fixo que poderia ser o mesmo padrão da tabela que você compartilhou (Plantas Estrato Ciclo.xlsx). Acho que nela só faltam alguns itens tipo “Usos” pra falar se falar se tem uso alimentar, madeireiro, medicinal, etc;

Sim, seguir um padrão é um pré-requisito e ela pode ser muito útil se conseguir ser exportada como a planilha que você mencionou, isso permitiria outros projetos se beneficiarem.

Vou estudar a melhor forma de fazermos isso aqui, mas vai uma dica se puder me ajudar:

• Criar categoria específica para ser o Banco de Dados de espécies e suas características
  • Post ou Wiki? https://meta.discourse.org/t/what-is-a-wiki-post/30801
  • Estruturação dos dados consistente entre páginas
  • Exportação de TODOS os dados via XLS. Possível solução com crapper ( ferramenta automatizada que extraí dados de páginas)
  • Moderadores ( checagem de informações e garantia de qualidade dos dados)

@Lucas_Oliveira Você quer ser um moderador desta categoria?

Uai, quero sim, apesar de nao ter tanto conhecimento na area.

@michel vi que você criou a categoria “Espécies Agroflorestais”. É lá que vamos fazer esse banco de dados?

Opa! Meu notebook morreu e não consigo editar a página pelo Cel.

Assim que for possível, vou criar uma página de Wiki modelo.

Para cada espécie pensei em criar duas páginas, uma será um Wiki para ser enriquecida com o tempo somente com informações consolidadas, a outra será somente para discussão da espécie. O que acha? Assim, na medida que as discussões se aprofundarem, podemos extrair informações relevantes e colocar no Wiki.

1 Curtida

Acho bom, apesar de não entender muito com isso se dará, mas estou disposto a colocar algo que sei sobre algumas árvores nativas e outras plantas.

Bom trabalho!:herb::earth_africa::earth_americas::earth_asia::hourglass_flowing_sand::recycle:

1 Curtida

Fala Lucas! Desculpa a demora.

Olha, criei um modelo de página que sintetiza as informações relevantes para planejamento de SAF.

Desta forma, cada espécie terá um tópico no fórum. O tópico tem como objetivo abrir para discussão os aspectos que venham a enriquecer e consolidar os dados de cada uma das espécies. Caso a discussão seja para um caso particular, então deve iniciar um novo tópico numa categoria apropriada.

A idéia é ter uma tabela padrão em HTML que contém os dados básicos da espécie. Esta tabela precisará ser mantida no mesmo padrão para que podermos “extrair” os dados de todas as espécies de forma automatizada e gerar uma planilha para exportação e consolidação do banco de dados que poderá também ser disponibilizado de forma completa.

O que acha?

Acho que ficou ótimo. Acho que só falta uma seção com as referências exatas, tipo bibliografia de trabalho acadêmico mesmo, pra gente saber por exemplo qual é o texto do “CARVALHO, 1976” que você colocou como referência.

Acho ótimo, poderia entrar ao final. Então, preciso somente incluir metadados no código da tabela para permitir futuramente extrair os dados do fórum e gerar um banco de dados geral.

Vou escrever um post que sirva de guia e documentação para como estruturar esta página.

Em relação ao dados, uma informação relevante para manejo é a “função” dentro do SAF, por exemplo, ela pode ser ecológica (nativa sem fruto de interesse humano), madeireira, frutífera e biomassa, considerando que ela pode ser um mais destes. O que acha?

Acho importante sim colocar a função.

Olá pessoal !

Meu nome é Betina e fiquei sabendo dessa iniciativa pelo whatsapp.
Gostaria de ajudar no que vcs precisarem :slight_smile: .

E , lendo a última postagem acho super importante a função da planta no sistema . Quem sabe inserir códigos (B: biomassa ; M: Madeira ,etc) ficaria mais clean a tabela …
Foi assim q fiz no meu caderno :wink:

Bom avisem o que precisarem :smile: abraços

1 Curtida