Sementes Sintrópicas

Salvando a Vida!

Para que a vida na superfície deste planeta tenha uma esperança, nós que já temos uma ligação forte com o ato de cultivar a terra, temos também uma missão, não acham?
Cada um tem a sua história, mas acho que todos que estamos vinculados a reflorestar, seja para beneficio pessoal ou para curar a Terra, temos uma missão em comum.

No meu caso que é o que eu conheço melhor, só pude me dar conta disso depois de passar por uma grande crise de depressão que parecia que nunca ia acabar. Dai fui redescobrindo minha vocação de plantar, comecei a multiplicar sementes. Hoje em dia são poucos os agricultores que produzem suas sementes. Esses são como heróis, mas não estou falando de sementes transgênicas, mas sim de sementes crioulas, puras e orgânicas.
Sementes que tem sabor, vida sintrópica na sua genética, que guardam até a tradição e a cultura de povos nativos.

O que seria agricultura sintrópica sem as sementes puras?
Dentro de cada semente pura tem um banco de dados com um registro e memorias de tudo que a planta viveu de geração em geração até chegar a ser uma semente naturalmente adaptada as modificações que a terra sofreu nesses milhões de anos.
Hoje temos só cerca de 10% das variedades por espécies e cerca de 90% estão consideradas extintas, isso contando somente espécies convencionais que serviu de alimento cultivado durante gerações e aos poucos foram entrando em extinção até chagar na situação critica de hoje, onde cerca de 90% da humanidade não cultiva seu próprio alimento e depende de empresas que os cultiva e depois colocam já processados nos supermercados. Sem falar das espécies PANCs que muitas talvez já foram extintas com tantos desmatamentos e que nossa geração nem sabe que existiu.

Quer saber mais?
Assista o documentário: Semente – A História Nunca Contada
Vimeo: https://vimeo.com/253931223

Então vocês concordam que não existe agricultura sintrópica sem sementes puras?
Estamos juntos nessa de multiplicar espécies que estão entrando em extinção?
Vamos começar abolindo as sementes transgênicas e hibridas?
Vamos começar a criar nosso próprio banco de sementes puras e levar essa ideia aos agricultores desinformados?
Muitas ideias podem ser posta em pratica, não?

Por amor a vida, me ajudem contribuindo com esse Tópico, os índios de todo o mundo sabem reverenciar o valor sagrado da semente! Que na verdade se conserva melhor plantando. As plantas serão infinitamente gratas, por servirem a criação através de nós!

Trópicos relacionados:

https://agrofloresta.org/t/biomassa-em-abundancia/577/2

https://agrofloresta.org/t/convite-para-a-comunidade-de-safs/537/14

https://agrofloresta.org/t/educacao-ambiental-educacao-sintropica-sementes-para-a-vida-futura/590/2