Qual seria o método de adubação indicado em caso de falta e potássio e zinco no solo?

comecar-agrofloresta

Em meu SAF fiz a analise de solo e descobri uma baixa concentração de Zinco e potássio, provavelmente devido lixiviação que vem ocorrendo nas ultimas décadas (uso intensivo de cana-de-açúcar). Como recuperar esses nutrientes no solo?

A formação de cobertura de matéria orgânica irá corrigir a longo prazo, então é um processo lento que requer paciência e muito trabalho. Comece com a produção de plantas tolerantes, fixadoras de nitrogênio como crotalária e feijão guandu. Eu também acho que seria interessante começar com mandioca, abacaxi e banana. Em paralelo pode começar o plantio de arvores como jaca que reduz a acidez do solo e cria muita materia orgânica e as demais para formação primária da floresta, as de grande porte. A correção imediata não ocorrerá de maneira natural.
É o que estou fazendo, pensando a longo prazo…

Acredito que adicionar cinzas ao solo antes do plantio tb ajude no caso do potássio a curto/médio prazo, ou não?

Mas dependendo da área precisaria de muita cinza e sem cobertura ela seria perdida