Qual extrato uma árvore ocupa?

Olá, pretendo implantar um saf ano que vem. Sou leigo no assunto e minha maior duvida no momento é: como saber qual extrato tal arvore ocupa?? Não tenho muito conhecimento sobre a flora… O que consigo de informações são em videos onde “escapa” que essa tal arvore pertece ao extrato X.
Existe algum local onde possa obter essas informações? Das mais variadas plantas?
Pois sem elas, nao sei como farei o planejamento.

Oi Lucas, tem um site do cooperafloresta que tem bastante informação: https://www.cooperafloresta.com/publicaes
Eu fiz um teste no meu sítio, dá pra seguir no instagram @serenosana
Se quiser, posso lhe enviar o pdf do meu modelo…
Abraços.

Olá Victor, muito obrigado pela dica e disposição! Entrarei em contato :wink:

Fala Lucas!

Até onde conheço essa classificação de estratificação não é estudada no meio acadêmico da forma que ela vem sendo classificado de forma empírica pela comunidade da agrofloresta.

O que vejo é que as classificações são baseadas na observação dos que vem manejando as espécies ao longo de anos, décadas e sabem qual a melhor condição para ela.

Lembre-se que quando falamos de estratificação, consideramos principalmente a necessidade de luz solar para a espécie produzir frutos. Algumas até se desenvolvem na sombra, mas sem luz não frutificam e mesmo esta característica pode ser usado para estratégias diferentes, vamos supor que seja uma espécie para biomassa, você pode não querer frutos mesmo, então ela não precisa ocupar o estrato para produção de frutos ( apenas criando hipótese ).

Já existem algum estratos consolidados no meio da agrofloresta e você pode se basear neles, acho que vale a pena perguntar por cada um deles individualmente quando precisar. Por enquanto, compartilho uma planilha que chegou até mim.

tabela-agrofloresta Organização de algumas espécies vegetais por tempo de vida.pdf (185,8 KB)

Arvores-para-uso-emSAFs.pdf (3,2 MB)

Plantas Estrato Ciclo.xlsx (70,0 KB)