Poda das folhas da bananeira

Olá amigos,

Tenho algumas bananeiras no meu quintal agroflorestal, as quais sempre executo podas das folhas verdes e secas, para utilizá-las como biomassa na cobertura do solo.
Sempre fico na dúvida de quantas folhas devo deixar na bananeira, após a poda. Algum pode me dar uma dica?

Gratidão!

3 folhas são suficientes, é uma boa prática manter limpos os pés de bananeira!

Sempre retiro apenas as folhas secas e faço poda das bananeiras que vão brotando no entorno. Deixo apenas 3 por parte (a “mãe” a “filha” e a “neta”), as que nascem além destas, movo para outro local, ou corto e faço o “canal” para que não brote novamente. Estas que corto uso como biomassa na cobertura do solo, e as bananeiras cujos caxos já foram retirados, é claro.

Grato pela ajuda, amigo!

Joel, como faço esse “canal” para evitar a rebrota? Vc consegue explicar aqui?

Gratidão!

Desculpa a demora, Felipe!
Então, o pessoal usa um instrumento que agiliza essa desbrota (acho que esse é um termo mais usado, haha)
É um equipamento fácil de se fazer, se pedir para um ferreiro… É basicamente um cano de ferro com uns 5cm de diâmetro, e outros dois ferros laterais, soldados para ficar em forma de cruz (isso para segurar), e outro ferro soldadado ao lado, para apoiar com o pé e empurrar no núcleo da base da bananeira, e outro ferro dentro desse cano, para empurrar o pedaço de bananeira que ficar dentro do instrumento.
O processo é o seguinte: cortar a bananeira que vai desbrotar, bem na base dela. Depois colocar esse instrumento bem no centro e empurrar profundamente e mover como uma alavanca, para frente, para trás, ( pro lado e pro outro…) Existem outras elaborações desse instrumento, como o dessa imagem: https://www.google.com.br/search?tbm=isch&sa=1&ei=jtgHXIj2LerM5gKxr6KoBg&q=instrumento+desbrota+bananeira&oq=instrumento+desbrota+bananeira&gs_l=img.3...795485.795485..795669...0.0..0.0.0…1…1…gws-wiz-img.xla7cN8ewbM

E mesmo com um facão dá pra fazer, com um pouco mais de trabalho, cortando também a bananeira em sua base e introduzindo o facão profundamente uma vez, depois outra formando um x, depois outra e outra, formando um *, e, por fim, girando.
Haha, é tão mais simples explicar fazendo, né?