Plantio de espécie arbórea muito próxima a bananeira

muda

Olá,

A bananeira tem como característica expandir a ocupação da sua touceira através da brotação de novos filhos.

Se plantar uma muda/semente muito próximo, por ex 20cm da touceira de banana, o que irá ocorrer ao longo do tempo? É possível que a bananeira prejudique a outra espécie arbórea?

Bom dia Michel, eu fiz uma experiência com o plantio em julho, coloquei as bananas em um espaçamento de 2,5x2,5m e entre elas algumas espécies arbóreas, de lá pra cá, todo mundo tem se desenvolvido muito bem, a banana gera muita fartura de folhas e já me deixa podar para proteger o solo… Creio que se você buscar estratificar não terá problemas e também vale da sua escolha em qual espécie deixar prevalecer no local. Se fica a banana ou a arbórea.
Você pode chegar também no dia em que percebe que a banana está melhor que a árvore, então o que melhor se desenvolver fica…

Creio que a abundância te abre as possibilidades de escolha…

Eu acho que o tempo de plantio entre as espécies é o que mais influencia na convivência entre elas… A bananeira costuma ser muito generosa, mas se já for grande e forte, pode soltar brotações por baixo de mudas muito novas e acabar “levantando” os mais fracos. Mas se forem plantadas juntas (rizoma e semente, ou mudas de mesmo tamanho), se desenvolvem bem. Ja presenciei as duas experiências. Coincidentemente com a mesma bananeira. Ela foi semeada juntamente com um abacateiro e um limoeiro e todos estão bonitos e fortes. Mas a uns meses um broto dessa mesma bananeira “desenterrou” uma babosa que eu havia plantado perto dela.

Legal Victor! No meu caso a idéia é a bananeira sair do sistema depois de um tempo e aqui tenho plantado muito adensado as sementes/mudas próximas as bananeiras e como a touceira vai aumentado eu to começando a ver ela se aproximar das mudas.

Queria saber o que acontece, se a muda resiste, fica em meio a touceira ou morre. :wink:

Boa Danilo! Tem alguma foto pra mostrar como tá isso aí hoje?

Aqui não. Estou de férias, mas mês que vem, quando retornar, tiro foto e posto aqui.

Desculpe a demora, @michel! Enfim, aqui as fotos.
Na primeira dá pra ver que a bananeira quase encosta no limoeiro (só resta o espaço da mangueira de irrigação). Na segunda aparece o abacateiro, a uns 2 palmos de distância. os 3, ao meu modo leigo de ver, estão ótimos.

New photo by Danilo Porto Bastos
https://photos.app.goo.gl/j1bSuhJGhNZDfTsU8
New photo by Danilo Porto Bastos
https://photos.app.goo.gl/XWY99XHgRTwqMpUi6

editado: não sei como mostrar a foto por completo. :frowning:
editado 2: coloquei os links abaixo das fotos pra quem quiser ver inteiras.

Aqui na Bahia, ao iniciar uma nova roça de cacau, que não seja no sistema “cabruca”, a escolha do sombreamento é sempre a bananeira. Procure vídeos no YouTube ( consórcio cacau x banana) e vc verá como é feito esse manejo.

Fiz uns testes plantando o rizoma de bananeira junto com mudas arbóreas no mesmo berço. Segue:

• Banana x mogno africano. Obs.: O mogno está crescendo bem porém a bananeira ficou em baixo bem miudinha. Plantio à um ano.
  • Banana x acácia mangium. Obs.: A acácia está crescendo bem porém a bananeira ficou em baixo está se desenvolvendo bem lentamente. Plantio à um ano.
  • Banana x guapuruvu. Obs.: O guapuru ta enooorme e a bananeira quase nao se desenvolve tambem.

Acredito que se eu plantar que seja meio metro ao lado da muda a bananeira se desenvolve muito bem, como ja visto em outras experiencias.