Planejamento do saf para novas áreas

planejamento-saf

Podem detalhar o seu planejamento para começar novas áreas?

Estou começando uma SAF e como eu faço tudo sozinho decidi fazer por partes. Estou criando os berços e acomodando matéria orgânica e lenha. E plantando sempre alguma coisa junto para aproveitar a energia…
Minha estratégia agora como o solo esta descoberto é criar cobertura e ao mesmo tempo fixar nitrogênio.
Pesquisando achei a Crotalária-spectabilis e o feijão guandu taipeipeiro que produz 30% mais folhas que os outros. Minha meta é fixar pelo menos 200 quilos de nitrogênio no solo em um ano. A matéria orgânica que esta se formando ja esta dando resultado, minhocas estão se desenvolvendo naturalmente assim como outros microorganismos. Estou fazendo micro-terraceamento nos locais em declive para reter água e nutrientes.
Plantei algumas frutíferas e vou começar a plantar nativas agora. Também estou plantando abacaxi para melhorar a acidez do solo, banana para materia organica e fruto claro além de retenção de água…
É bastante trabalhoso ainda mais quando se faz tudo sozinho, desde o trabalho com a enxada cortando e arando terra manualmente a poda, manejo, acomodação, plantio… Mas vale a pena! É uma academia em tanto! Carregar toras de 3 metros com mais de 60, 80 quilos faz bem para a saúde… kkk

@floresta_sintropica … Muito legal.
Como vc faz uma base de calculos pra mensurar a quantidade de nitrogênio que vai fixar no solo em um ano.
É a planta em vida que vai fazer essa fixação?
São os microorganismos decompositores da cobertura que vão pegar do ar esse Nitrogênio pra decompor o carbono da cobertura mais antiga?

Eu estou plantando tres linhas de roça rústica biodiversa entre linhas de Bananeiras na área que não vou conseguir chegar com canteiros mais abundantes esse ano.

É muito gratificante está nesse canal e ter a oportunidade de conversar com todos vocês. Me chamo Pedro e estou em PVH, capital de Rondônia, estudo e manejos SAFS desde 2007. Mas num tenho uma área com essa idade, estou implantando agora com auxilio de um grupo que denominamos Agrofloresta em RO.

Depende da planta a ser usada, a crotalária pode fixar até 200 quilos de nitrogênio por hectare ano, mas depende de vários fatores, de qualquer forma vale a pena iniciar o processo para que o solo fique mais rico a longo prazo. Lembre-se de cobertura do solo, quanto mais melhor!