Ocupação inicial do solo

adubacao-verde
comecar-agrofloresta

Tenho dúvidas sobre como devo iniciar a ocupação do solo. Há poucas semanas conseguimos comprar uma pequena parcela de terras. A área fica no interior do Rio Grande do Sul e ali se produziu tabaco por décadas. A terra onde pretendo desenvolver uma agrofloresta está sulcada, com as elevações características do modelo de plantio de tabaco (valetas para drenar água e estreita área elevada onde se fazia o plantio). Considerando que estamos no início de junho, e observando que a área atualmente está coberta com vegetação que foi crescendo por si, bastante rala, existe alguma recomendação de cuidado com essa terra? Eu queria saber qual a melhor forma de realizar uma adubação verde inicial nessa área. Devo providenciar algum tipo específico de cobertura? Como e quando semear essa cobertura? Sendo o tabaco bastante intensivo em agrotóxicos como posso verificar eventual comprometimento desse solo? Enfim, muitas dúvidas de quem está começando e buscando acessar informações.

CJSehn tudo na Paz.

Que bacana essa iniciativa de implantar uma agrofloresta, e bom tb que é uma área já cultivada anteriormente, o que adianta muito muitas praticas iniciais que são necessárias de sistematização e preparo do solo. para que alguém possa lhe dar dicas é importante fornecer mais algumas informações básicas:

1. qual o clima da região e regime de chuvas, saber o calendário de chuvas é básico e importante para planejar ações e plantios, mesmo tendo irrigação que facilita mas é um custo adicional, então tb informe se tem água e irrigação disponível.
  2. importante tb saber qual a área total disponível para implantação da agrofloresta e a área que se quer iniciar a atividade, imagina que iniciar em um modulo básico e menor facilita o aprendizado
  3. Qual a disponibilidade de mão de obra e maquinas para trabalhar a terra.
  4. Vcs tem alguma agrofloresta proxima ou parceiros para buscar informações e que sirva como referencia? tb tem onde conseguir as mudas que seram implantadas?

Com essas informações básicas fica mais fácil colaborar para o sucesso ddo sonho de vcs

Vamos que vamos firmes e forte nos bons princípios e propósitos!

Forte Abraço