Ocupação inicial do solo

Tenho dúvidas sobre como devo iniciar a ocupação do solo. Há poucas semanas conseguimos comprar uma pequena parcela de terras. A área fica no interior do Rio Grande do Sul e ali se produziu tabaco por décadas. A terra onde pretendo desenvolver uma agrofloresta está sulcada, com as elevações características do modelo de plantio de tabaco (valetas para drenar água e estreita área elevada onde se fazia o plantio). Considerando que estamos no início de junho, e observando que a área atualmente está coberta com vegetação que foi crescendo por si, bastante rala, existe alguma recomendação de cuidado com essa terra? Eu queria saber qual a melhor forma de realizar uma adubação verde inicial nessa área. Devo providenciar algum tipo específico de cobertura? Como e quando semear essa cobertura? Sendo o tabaco bastante intensivo em agrotóxicos como posso verificar eventual comprometimento desse solo? Enfim, muitas dúvidas de quem está começando e buscando acessar informações.

CJSehn tudo na Paz.

Que bacana essa iniciativa de implantar uma agrofloresta, e bom tb que é uma área já cultivada anteriormente, o que adianta muito muitas praticas iniciais que são necessárias de sistematização e preparo do solo. para que alguém possa lhe dar dicas é importante fornecer mais algumas informações básicas:

  1. qual o clima da região e regime de chuvas, saber o calendário de chuvas é básico e importante para planejar ações e plantios, mesmo tendo irrigação que facilita mas é um custo adicional, então tb informe se tem água e irrigação disponível.
  2. importante tb saber qual a área total disponível para implantação da agrofloresta e a área que se quer iniciar a atividade, imagina que iniciar em um modulo básico e menor facilita o aprendizado
  3. Qual a disponibilidade de mão de obra e maquinas para trabalhar a terra.
  4. Vcs tem alguma agrofloresta proxima ou parceiros para buscar informações e que sirva como referencia? tb tem onde conseguir as mudas que seram implantadas?

Com essas informações básicas fica mais fácil colaborar para o sucesso ddo sonho de vcs

Vamos que vamos firmes e forte nos bons princípios e propósitos!

Forte Abraço

1 Curtida

Oi Cristiano,

Tudo bem? Parabéns pelo projeto e iniciativa de regenerar esta área e torná-la produtiva também!

Não conheco sobre a cultura anterior e projeto do SAF precisa levar em consideração seus objetivos também, poderia descrevê-los para nos ajudar?

Sobre a adubação verde, certamente é um start para o processo de melhoria do solo nas suas propriedades físico-químicas. É bom entender qual a condição do seu solo com uma ánalise do solo e também se há compactação.

Você tem estratégias diferentes e vai depender do tempo e energia que você tem. Do ponto de vista de manejo ecólogico do solo, deixamos as plantas fazerem o trabalho pesado, mas é um processo mais lento do que usar um maquinário para romper uma camada compactada por exemplo, embora os resultados a médio e longo de estruturação do solo provavelmente sejam melhores.

Se o teu solo não estiver compactado, como estamos já começando o inverno aqui no Sudeste o melhor seria se preparar para as próximas chuvas para entrar com adubação verde de verão, as crotalárias, feijão de porco, etc . Dá uma olhada no site da Piraí Sementes, a encomenda precisa ser feita antecipadamente se não as sementes se esgotam.

Você não precisa de cobertura para essa adubação verde, se tivesse seria ótimo, mas imagino que não tenha como cobrir esta área toda. Mas como falou que há vegetação espontanea, talvez seja necessário roçar este material para semear adubação, o que torna o plantio um pouco mais trabalhoso também se for manualmente, pois as sementes precisam estar na terra em baixo da matéria orgânica roçada.

Se puder descrever mais o tamanho de área e os recuros que tem como maquinário, pessoas, etc, aí podemos ajudar melhor.

Abs