Manejo de bananeira plantada com parte áerea

Bom dia a todos, ajuda pfv no manejo das bananeiras,rs!!

Fiz plantio de bananas mas plantei o pé todo de um metro pra cima​:rofl::rofl::rofl: (aprendi o anzol a poucos meses),
Minha duvida é, estou plantando as frutiferas entre essas bananas(as banaeneiras estao a 4 x4 e as frutas vao seguir isso tbm), ao podar essa bananeira eu faço o copinho nesse “tronco” e deixo vir o broto, ou so podo e deixo brotar desse tronco?
Vou podar por dois motivos, quero usar a materia organica para fazer o berço esponja e trazer a ideia de crescimento as plantas!
Ja estao plantadas a uns 4/6 meses…

Fala Moatan! Bem-vindo a comunidade!

A função do do copinho é matar o membro, logo se ele não soltou filhos ainda, acredito que haja risco de matar a planta.

Com 6 meses a bananeira ainda não está pequena? Se deixar ela mais alguns meses terá significamente mais biomassa. Não sei qual região está, mas no sudeste começando as chuvas agora, a planta se desenvolveria bem e teria bastante biomassa lá para Janeiro, podendo fazer uma poda e ainda pegar mais três meses de chuva para uma rebrota com qualidade.

A questão do “pulsar” o sistema, é uma forma preventiva dele entrar num estado “estacionário” e em envelhecimento, isso não me parece o caso do seu sistema ainda.

A ideia era usa a materia vegetal para colocar no berço (aprendi como berço esponja), e colocar a frutifera, como plantei de chifre e algumas era bem altas(uso as mudas que tenho no sitio, agora estou fazendo o tal do anzol e deixando brotar), e elas ficaram com a casca seca e folhas novas estao vindo, sou de Mogi das Cruzes e as chuvas ja chegaram, moro na serra do Mar, e chove muito…
Fiz a poda em uma que tinha dado broto e veio forte na onde cortei, por isso a pergunta se devia fazer esse manejo e se fizesse o copo seria bom…vou mandar uma foto amanha