Infestação Nematóide, o que fazer?

comecar-agrofloresta

#1

Estamos aqui, fluindo com nosso SAF, 10 meses, as árvores tem ido bem… o difícil está sendo produzir as plantas de ciclo curto. Área era de soja e fumo, estou fazendo re-florestamento com Nativas e pomar… Alguma dica para lidar com o Nematóide?


#2

Lí em algum lugar que o tagete (cravo-de-defunto) combate os nematóides.


#3

A crotalária é uma forma de controle:

São três os tipos dessa leguminosa: breviflora, spectabilis e ochroleuca, todas com crescimento rápido. Estudos com o seu uso no manejo dos nematoides são realizados há anos e de acordo com a pesquisadora é comprovada a eficácia no controle das populações do verme. O primeiro passo que o produtor deve adotar é conhecer sua área, segundo Rosangela. “É fundamental saber qual o nematoide que está presente em sua propriedade. Dependendo do tipo altera-se a Crotalária a ser utilizada”. Atualmente o mais comum no MT em quantidade é o Pratylenchus brachyurus, porém os nematoides de galha e de cisto são os que causam os maiores prejuízos à soja.

Fonte: https://www.fundacaomt.com.br/noticia/crotalaria-reduz-em-ate-80-populacao-de-nematoides,-afirma-nematologista

Você encontra na Piraí Sementes


#4

Vamos estudar melhor a crotalaria, foi a primeira opção qdo soubemos do nematoide… mas não tem melhorado… estamos acompanhando…


#5

A Crotalaria Spectabilis é mais eficiente para o controle de nematóides


#6

O cravo de defunto funciona. Interessante trabalhar com aveia preta no outono inverno, que controla bem alguns tipos. Continue com a crotalaria,pois faz um controle também,mas tenha em mente que nessa situação o melhor é muita diversidade também nas culturas de ciclo curto. Pensando sempre em plantios consorciados com no mínimo 5 culturas. Numa situação de muita degradação é manejo e tempo. Bom trabalho!


#7

Bom dia. O café é muito sujeito a nematóides, principalmente os de raízes. Aqui plantamos Crotalaria entre os pés. Tão importante quanto isso é saber o que atrai ou alimenta estes nematóides. No nosso caso não plantanos mais feijão junto ao café.


#9

Aqui o Vizinho planta Café, nós temos alguns poucos pés nas nossas linhas de SAF. Outro artigo q li, falava das daninhas hospedeiras, aos poucos estamos eliminando.

Esse artigo é muito interessante:
http://www.agencia.cnptia.embrapa.br/gestor/cenoura/arvore/CONT000gnhpbfhf02wx5ok0edacxlrslvdgr.html


#10

Que tipo de problema o nematóide causou para identificar ele?


#11

Nanismo.
por exemplo, bananeira não cresce.
Tomate tem raiz q chega ser “assustador” de tantas bolotas… a abobora e moranga floresceu e o fruto ficou pequeno.
No mesmo canteiro, repolho e inhame foram bem…