Exemplo de compostagem para apartamento e casa

compostagem

#1

Lata de 20 litros com furos no fundo

Para pequenos jardins, vasos de plantas e pessoas que morem em apartamentos.

Tampar somente se houver ocorrência de insetos;

Intercalar camadas de 20 cm de restos de comida, material seco de jardim como folhas e terra, húmus ou adubo orgânico, novamente restos de comida e por fim palha, restos de folhas ou galhos secos.

Para hortas , jardins maiores e pessoas que possuam casa com quintal:

Deve-se cavar uma trincheira de aproximadamente 1 m de profundidade por dois metros de largura, compactar bem o fundo da trincheira.

Intercalar 40 cm de restos de comida, material seco de jardim ou adubo orgânico, e por fim uma camada de palha ou folhas secas.

Está mistura deve ser revolvida constantemente, para que toda ela receba luz, temperatura e aeração em quantidades homogêneas. Devendo também receber quantidade diária de água, para que se acelere o processo de decomposição do material. ( nos dois exemplos).

Entende-se por material orgânico e de fácil decomposição, cascas e pedaços de frutas e verduras, restos de comida; papel (sendo que guardanapos e papel higiênico possuem decomposição muito mais rápida); folhas, gravetos, sementes secas e que não possam germinar, grama cortada e outros; fezes de animais como galinhas, coelhos, caprinos, suínos e gado; sangue de animais; cascas de ovo e ossos; e tudo o mais que tenha origem animal ou vegetal que possua decomposição rápida.

As dimensões acima representadas podem variar de acordo com o tamanho do terreno e quantidade de composto que se pretende produzir.

A Compostagem orgânica, nada mais é do que uma reciclagem, contribuindo para diminuição do lixo doméstico, propiciando economia financeira.

Fonte base para pesquisa (editado e adaptado): Fernando Monteiro