Cuidados na compra de mudas frutíferas

muda

Estou planejando a próxima área e pretendo comprar as mudas, tanto frutíferas, como nativas florestais.

Queria saber o que precisa ser observado na compra de mudas frutíferas para que ela seja saudável e também tenha qualidade nos frutos.

Para frutíferas existem viveiros certificados, no CATI tem ótimas mudas a preço baixo.
Eu prefiro sempre enxertadas pois produzem muito mais rapido e não crescem tanto.
As nativas são mais rusticas e não tem muito segredo, tem vários viveiros bons, inclusive no CATI.
http://www.cati.agricultura.sp.gov.br/portal/produtos-e-servicos/venda-de-sementes/venda-de-mudas-e-sementes

Estamos montando um viveiro e em breve teremos ótimas mudas, ai divulgo aqui para o pessoal.

O Valdir, do Sitio Ecologico, assentamento do MST em SJC tem um ótimo fornecedor… fale com ele Michel

Obrigado! Queria me aprofundar um pouco mais em questões que podem interferir na saúde e produtividade, como a genética da matriz, climatização para o local/solo, idade da muda, etc.

Acho que para agrofloresta não tem tanta exigência. Muitos plantam por sementes. O Ernst plantou em média 9 sementes diversas por metro quadrado