Convite para a Comunidade de SAFs

Para todos que tiverem com muita vontade de plantar e não sabem por onde começar, ou precisam observar ideias que já estão dando frutos, necessitam forma vínculos com jovens e adultos que se dedicam a plantar a maior parte do tempo: Para esses e muitos outros motivos estamos criando um grupo de amigos, voluntários, amadores, colaboradores e profissionais para serem agentes multiplicadores de agroflorestas em todos os biomas do planeta (nossa casa).

Estamos vivendo a nossa própria formação diariamente e em grupo fazemos mutirões semanalmente e queremos incluir quem estiver disposto a viver uma nova forma de cultivar e amar o nosso planeta. Em busca de equilibrar os desastres que o ser humano vem gerando na pele verde dessa casa.

Aquele que se interessar a conhecer mais, pode postar apenas: quero saber mais
E vamos nos prontificar a responder.
Agradecemos a participação desde já.
Isaías em nome do Grupo da Agrofloresta.

Quero saber mais…

Blz Felipe?

Então eu estou representando um grupo pequeno de uma grande comunidade espiritual, mas aqui nesse caso não vamos tratar da parte espiritual, para não ter que lidar com diferenças, mas sim vermos e tratarmos do que mais nos interessa em relação a cuidar da vida do planeta.

Eu hoje estou vivendo em Minas Gerais na Comunidade-Luz Figueira, eu não disse isso dês do principio para não terem nenhum preconceito em relação a minha atuação dentro da comunidade com relação a tarefa planetária hoje realizada pela Comunidade em âmbito mundial.

Com relação a prática da Agrofloresta e demais, somos aqui um grupo de oito pessoas que se dedicam entre muitas coisa a isso, mas que estão muito ofertadas de coração a essa pratica. Como somos poucos em relação a dimensão que isso vem tomando no ultimo ano decidimos pedir ajuda e apoiar-nos em grupos e indivíduos fora do âmbito da comunidade já que esse tipo de pratica pode ajudar e muito a humanidade e o planeta.

Como complemento vou passar por aqui alguns links de vídeos e depois que vc puder assistir ai seguimos com a história, valeu?

Ai Felipe, assisti seus dois vídeos lá do seu sitio, lugar muito bom para trabalhar, é isso ai, não existe terra ruim. Em geral as terras de cultivos do Brasil estão cansadas de serem mal usadas, acho que o maior problema é o solo, mas não é o mais difícil de resolver e outra coisa é que acho que de inicio vcs vão precisar de uma introdução a permacultura e fazer um desenho das zonas para otimizar a logística e o trabalho de recuperação. Estamos nessa, seguimos na luta!

Quero saber mais… .

Oi Isaias e demais,

Estou, juntamente com uma parceira acadêmica, criando um site com mapas de localização de SAFs no Brasil. Caso alguém queira que seu SAF seja inserido, por favor, me informe pelo europa.satelite.2018@gmail.com.

Abraços,

Paulo

Oi Paulo! Dá uma conferida no http://www.ecoagri.com.br/ que tem uma proposta semelhante. :wink:

Fala família dos Agrofloresteiros,

Que bom que estão querendo saber mais!

Nosso grupo surgiu por diferentes motivos, eu em especial vou fazer ainda um ano de agrofloresta, mas planto dês de menino, então foi muito fácil entrar na onda. Na verdade eu já tinha feito agrofloresta intuitivamente, só que por falta dos conhecimentos que hoje existem muitos, deixava a desejar. Ai quando voltei para onde estou hoje, tinha crescido e muito o impulso da agrofloresta, só que estava cada macaco no seu galho. Cada um querendo fazer sua agrofloresta e viver sua experiência, mas ao mesmo tempo vendo que isso não ia dar em bons frutos. Então decidimos fazer aqui na comunidade com fazem no Cooperafloresta, um mutirão por semana na agrofloresta que está precisando de mais apoio. Dai nosso vinculo foi fortalecendo, hoje cada um tem uma agrofloresta em construção e é guardião disso.

Só que vimos que não da para parar por ai, temos que com o nosso exemplo poder chegar as maiores necessidades, assim que as que iniciamos já estejam bem encaminhadas. Alguns querem até agroflorestar nas terras mais inférteis, e sabemos que nada é impossível.

O Convite que eu faço e de conhecer nosso trabalho, pois sei que é diferente dos demais. Diferente, mas não melhor, pois não somos nem queremos ser melhores, queremos nos unir em família agrofloresteira e reflorestar o planeta!

Só para clarear eu não sou o Isaías Reis (meu chara), somos muito amigos. Ele tem muito mais experiência que eu e sabe falar melhor em termos técnicos que eu.

Vou postar a baixo algumas fotos de algumas das área que estamos trabalhando hoje:

Muito bom, Isaias não-Reis!

Onde vocês estão, como posso fazer para ir visitá-los?
Tem as coordenadas geográficas, ou é fácil localizar onde trabalham?

Att.,
Rogerio Azevedo

Oi Michel,

Muito obrigado pela dica da EcoAgri. Com certeza nos ajudará bastante. Entretanto, já estamos bem mais avançados! Contamos hoje com cerca de 6 mil SAFs localizados!

Em breve divulgaremos.

Abraços,

Paulo

1 Curtida

Divulgue por aqui quando puder compartilhar. Grato!

Para participar do Grupo de Agrofloresta de Figueira, tem que entrar em contato com a secretaria da Comunidade-Luz, fazer uma entrevista, um cadastro e especificar nessa entrevista e nesse cadastro que a sua vontade é participar do Grupo da Agrofloresta, para que eles possam organizar a visita ou a hospedagem nas áreas correspondentes a Agrofloresta, hoje são quatro áreas com pelo menos um representante do Grupo aqui em Figueira. A hospedagem e alimentação são gratuitas, pois Figueira é sustentada somente por doações espontâneas e voluntárias.

COMUNIDADE-LUZ FIGUEIRA

Núcleo de vivência que presta serviços abnegadamente.
Suas atividades são realizadas por voluntários e mantidas por doações espontâneas.
Para visitar ou se hospedar, contate o Acolhimento Geral ou os colaboradores abaixo.
Caixa Postal 29 | Carmo da Cachoeira / MG Brasil | CEP 37225-000
Tel. (35) 3225-3101 (das 6h30 às 20h)
E-mail secretaria@comunidadefigueira.org.br

https://www.fraterinternacional.org/filiadas/#comunidades

Agradecemos dês de já, todos que se juntaram a essa proposta de amor a vida e aos reinos da natureza. Paz na Terra.

Estamos organizando para provavelmente a segunda semana de novembro deste ano, um curso de agrofloresta gratuito, com Isaías Reis aqui em Figueira na Terra da Irmandade. Assim que sair o cartaz eu posto aqui.

Valeu Família!

Trópicos relacionados:

https://agrofloresta.org/t/sementes-sintropicas/578/2

https://agrofloresta.org/t/biomassa-em-abundancia/577/2

https://agrofloresta.org/t/educacao-ambiental-educacao-sintropica-sementes-para-a-vida-futura/590/2