Como podar o margaridão?

Se eu quiser utilizar a área do margaridão para plantio de novas culturas, devo retirar o margaridão pela raiz para plantar no mesmo local? Ou posso deixar o margaridão (raiz/tronco na base)? O mesmo serve para guandu e outras adubadeiras?

Oi Bia, tudo bem? Tive oportunidade de manejar em grupo uma área cheia de Margaridões ano passado, e o que foi percebido:

• Nas linhas que se tornarão leiras de plantio a permanência do margaridão pode não ser muito prática, pois o manejo de poda constante que ele requer poderá machucar as outras culturas, tornando o “trato” um pouco mais dificil … nesses espaços então eu retiraria com uma alavanca a raiz, replantando em outro local
  • Nos outros locais, uma poda com facão bem afiado pode , sem mexer na raíz, fazer muito bem… trazendo mais incidência solar as plantinhas que estão sendo criadas pelo Margaridon e incitando brotações…
2 Curtidas

Oi Bia,

Você somente conseguirá plantar onde está o margaridão removendo toda a touceira e isso não é uma tarefa das mais fáceis. Fazer para um ou outro tudo bem, mas se inserir margaridão em alta densidade, vamos supor a cada 3 metros, dependendo do tamanho da área será muito trabalho e pode danificar mudas como @Gregory_Granato falou.

O ideal mesmo é que o margaridão saia naturalmente, cumprindo sua função de sombrear e produzir biomassa até que o ambiente não seja mais favorável a ele. Isso acontece com sombreamento, quando ele é sombreado ele vai atrofiando.

1 Curtida

Tenho poucos margaridões em área de quintal, como teste vou deixá-los atrofiar com o sombreamento, caso continuem rebrotando forte irei retirar com a alavanca. Agradeço pelas respostas!