Começando sistema Agroflorestal - Pedra Bela/SP

Bom pessoal acabei de chegar no forum e ja estou adorando era isso que eu estava a procura. Conversar com quem entende do assunto diretamente kkkkk…
Vou contar uma breve história nossa e o que estamos fazendo.
Sou Felipe tenho 33 anos e moro com minha esposa e 2 filhos em um sitio da familia que estava abandonado a 1 ano e meio na cidade de Pedra Bela interior de SP. Chegamos aqui e eu nao sabia fazer nada relacionado a plantio ou a cuidar do mato. sou(era) vendedor de shopping e sempre trabalhei em shopping. Mas conheci minha religião e varios acontecimentos depois de tudo deu uma balançada tao grande em nossa vida que decidimos seguir o que o Daime nos estava mostrando e era vir para essas terras e trabalhar aqui criar nossos filhos aqui longe de toda a babilonia kkk

Comecei com a horta fiz 2 colheitas boas nela e vendi direto para o cliente final entregando na cidade de Bragança Paulista.
Consegui uma bolsa para estudar tecnico em agropecuaria e montamos uma loja virtual e nao consegui mas me dedicar ao plantio pois como o sitio estava bem abandonado tem muito serviço só para arrumar as coisas.
Mas estamos conseguindo nos estruturar e decidimos iniciar um plantio pequeno de agrofloresta para aprender e depois partir para a area de 1ha destinada para o sistema grande.
Essa area pequena é de 500m² chão duro compactado com braquiara. Area degradada.
O sitio era uma carvoaria meu vo derrubo a mata e plantou eucalipto em toda a terra 2alq. temos um pedacinho de mata apenas na beira de um rio que corta o sitio que infelizmente e todo poluído.
Bom vou criar esse topico para ir postando nossas atualizações do sistema e ir pedindo dicas para voces nos ajudarem.

Ja procurei muita gente da redondeza que fazem cursos e vivencias mas ninguem quis nos ajudar com uma vaga social para esses cursos e infelizmente nao temos renda para pagar de 400 pra cima. Hoje vivemos a base de ajuda de familiares a loja tem apenas 4 meses por isso nao nos gera renda ainda.
Foi por isso que decidi meter a cara sozinho mesmo e tentar montar esse sistema. Mas estou travado nas distribuição das plantas e suas linhas pois nao manjo dos extratos e tudo mais.
Vou postar aqui as sementes e mudas que temos pois tambem nao iremos comprar nada pois como falei estamos zerado de grana então vamos montar esse sistema com tudo que temos aqui no sitio mesmo e dai a partir desse de 500m² tirar uma rendinha para montar de 1ha.

Agradeço desde ja e desculpe pelo textão kkkkk :smile: tamo junto familia =D quem quiser somar só chegar :stuck_out_tongue:

1 Curtida

Aqui é a area que iremos iniciar eu fiz um canteiro mas vou ter que fazer de novo q eu nao afofei a terra achando que dava pra fazer depois kkkk viajei lerdo :man_facepalming:
Segue as mudas se sementes que nos temos se alguém puder ajudar a dimensionar o sistema seremos eternamente gratos.

Sementes
Mostarda - Cebola - Rucula - Brocolis - Ervilha - Couve Flor - Beterraba - Cenoura - Pepino - Berinjela - Espinafre - Agrião - Couve - Alface crespa, lisa e roxa - salsa - Repolho - Cebolinha - Pimenta - Quiabo - Mamão - Jabuticaba - Melão - Abóbora - Melancia - feijão - Milho - Arvores nativas(nao sei o nome colhi na rua) - Ponkan - manjericão roxo e folha larga - oregano - maracuja

Estaca
Ora pronobis - Chacrona - lixia - Boldo - alecrim - arruda - guine - lavanda - manjericão - Mirra - Figo - uva - Abacate - Goiaba - banana - Grumixaa - moringa - 1 araucária - grumixama - amora branca do libano - pepino em conserva

Flores sementes
Petunia - Bela da manha - Boca de leao - Margaria - Amor perfeito - cravina - aster - girasol sol noturno - facelia - tremoço - agerato - cineraria - camomila - chrysantemum - zinia - zinia gigante.

É isso que queremos plantar agora to buscando informações a quais extratos elas pertencem e se vou precisar de mais plantas para compor o sistema se tiver alguem que possa da uma força tamos ae. kkk abraços e bom fds.

Boa noite. Estou em Itapeva-MG, uma hora daí. Em outubro vamos oferecer duas opções de datas para um curso de dois dias, com um preço bem acessível. O foco vai ser mais em frutíferas, mas podemos abordar a horta também. Os princípios, de modo geral, são as mesmas.
No seu caso, acredito que precise trabalhar essa area mais profundamente antes de produzir bem, visto que parece ser uma area terraplenada e compactada. A prefeitura deve oferecer um serviço de trator dentro do município, se tiver acesso eles poderiam arar e gradear para voce. Acredito que esse serviço é gratuito ou bastante barato, mas pode demorar para eles virem.

2 Curtidas

1 Curtida

Fala Felipe!

Bem-vindo a agrofloresta e sua família também! Esse processo de transição não é fácil e fizemos este movimento há 2 anos.

Posso te dar algumas dicas para evitar as mesmas dificuldades que tivemos aqui.

1. Curva de aprendizado: Há muito para aprender, comece pequeno e simples. 500m2 parece pouca área, mas é bastante coisa para um SAF biodiverso bem feito.
  2. Planeje seus objetivos: Quais são seus objetivos a curto, médio e longo prazo. Onde irá comercializar seus produtos? É viável a comercialização e logística? Dispõe dos recursos necessários para tal?
  3. Recursos: Quais recursos possuem que potencializam seus objetivos e quais não tem que tornam seus objetivos mais difíceis e precisa resolve-los antes?

Sobre o plantio, vamos as dicas:

• Área: 500m2 é grande, aqui em 300m2 tenho 4 linhas com 20 bananeiras, mamão, etc.
  • Solo: Plato significa que o solo perdeu horizonte A (parte nobre do solo) e sendo compactado acredito que só vai romper a laje com aração e gradeamento, além de ter que rotativar depois, são três operações de trator, isso tem custo. Sugiro começar por uma área mais nobre, ou seja, que tenha um solo mais fértil, como falei há um processo de aprendizagem, portanto ajuda começar pelo mais fácil e não mais difícil.
  • Irrigação: fundamental para hortaliças, planeje ela. Atenção, é um investimento de alto custo para agricultura.
  • Sementes/mudas: Para produção intensiva de hortaliças mudas facilitam, reduzem perdas, use sementes para plantios de culturas de roça como quiabo, milho, abóbora, etc.
  • Insumos: Identifique de onde virá seus adubos de nitrogênio (estercos), fósforo(yoorin, pó de rocha) e cobertura morta.
  • Sincronize: Entre em sincronia com a natureza, estamos começando as chuvas, prepare tudo antes para começar a plantar.
  • Adubação verde: Empregue onde for possível, nas áreas de plantio atuais e aproveite as chuvas para introduzir em áreas que serão manejadas no futuro.

Erros comuns:

• Subestimar o esforço de fazer uma área.
  • Falta de equipamentos mínimos: roçadeira, tratorito e motoserra. Embora seja possível fazer somente com enxada, o desgaste físico e escala do que se faz é muito menor do que com os equipamentos, logo afeta a renda também. Dos três items, tratorito é fundamental, depois roçadeira para matéria orgânica e motoserra (se possível) para madeiragem.
  • Subestimar adubação
  • Plantio de culturas inadequadas ao local e momento
  • Plantar muito de uma cultura, sem canal de vendas definido.
  • Não investir nas culturas semi-perenes como berinjela, quiabo, jiló, pimentão, pimentas
  • Não agregar valor com conservas, etc.

Recomendo fortemente que antes de fazer sua área se conecte com as redes! Procure produtores, veja áreas, pergunte, aprenda e se possível faça um curso, acredito que sairá mais barato do que os erros que custam muito caro na agricultura.

Tem o curso do @Simon_Rowe aí, procure algo com o Namaste Messerschidt. Aqui teremos um curso em Novembro de SAS (Sistema Agroflorestal Sintrópico) com foco em empreendedorismo, será 4 dias onde vamos pensar em como encontrar sustentabilidade financeira para essa prática. Temos vaga social, entre em contato se desejar.

Boa sorte! Estamos aí no que precisar, continue perguntando aqui!

1 Curtida

Adorei a resposta do Michel. Muito objetivo, importantíssimo esse foco na realidade de cada pessoa/familia e situação. Muitos pontos muito bem colocados.
Aonde você está Michel? Achei muito interessante a proposta do curso de vocês.
Você deve conhecer o Epicentro Dalva que está aí pertinho Felipe? em Pedra Bela mas pertinho de Toledo.

1 Curtida

Fala Simon! Estou em Caçapava, SP no @sitiodesperto.

Conheço a distância somente, não tive a oportunidade de ir lá ainda. Pelo que entendi o Felipe precisa gerar renda a curto prazo e isso é viável com horticultura e não fruticultura que me parece ser o foco dos cursos da Karin Hanzi. Se ele quer se aprofundar em horticultura recomendo o curso do Valdirzinho no Sítio Ecológico em São José dos Campos, lá ele faz ambos e comercializa horticultura semanalmente em feira agroecológica.

Abs

1 Curtida

Fala Simon vamos ver man pq estamos zerado totalmente de grana nao possuimos renda estamos pelo bolsa familia e ajuda de familiares entao qualquer coisa q sai ja da um desfalque mas vamos melhor uma hora passa e vamos melhorar. A prefeitura disse q o trator esta quebrado nao tem como ajudar. E tb so ajuda produtores rurais com documentação e como aqui nao tem documento de nada ja viu =(

Salve michel obrigado pelas palavras. É entao a comercialização vai ser direta com o cliente final em restaurantes e lanchonetes de amigos. Irei tb vender direto par parentes e pessoas na rua que vou sair vendendo de porta em porta e criando um banco de dados de clientes para futuras entregas direto daqui da roça para casa deles. Ate conseguir montar uma barraquinha e dai começar vender nas feirinhas tb. Sobre os equipamentos a area vai ser tratorada por uns amigos que vao fazer a troca no eucalipto de uma outra area que vao cortar. Eu montei um croqui depois de muito estudar e ler varios livros do segmento e vi que é o que voce falou mesmo 500m² e pequeno mas para o sistema e muito grande. entao eu montei o croqui

Mas irei fazer até o milho 01 por enquanto pois e muita grana.
Compartilho com voces. E espero sim no futuro nao muito longe conseguir ir nos cursos. Pois aprender com quem ja sabe e um baita conhecimento a literatura e boa mas a pratica e inegável kkk

Segue ae o croqui se puderem me ajudar e dando dicas sobre os extratos se precisa mudar algo.

Fala Felipe!
Muito boa a iniciativa!
Acho também pertinente que vc entre em contato com a CSA, www.csabrasil.org/csa
Tenho amigos lá e parece ser uma boa saída para produtos orgânicos.

Bom trabalho!!! E estamos ai na luta! Batalhando pela Paz!
1 Curtida

Oi Felipe,
Se você quiser, entre em contato comigo no WhatsApp no particular (35) 99178-3039. No fim de semana que vem (12/13) estamos sem inscritos ainda e pode ser que fazemos uma mutirão com alguma teoria em vez do curso. Vai ser bem legal assim também. Pros dias 19/20 teremos o curso mesmo e podemos conversar sobre uma bolsa. No fim das contas, um dos motivos pra fazer os cursos é para ter ajuda na plantação dessa area, e pra compartilhar o conhecimento. Eu também não gostaria que alguém deixa de participar disso por causa de grana.
Abs

2 Curtidas

Poxa ai sim mais no futuro voltamos a nos falar então. Mas sera que consigo vender sem ter o produtor rural mas somos mei e consigo emitir nota tranquilo.

Salve Felipe!

Ai cara! Não conheço nada destes tramites de venda de produtos rurais, fico devendo essa. Eu só sei plantar, e estou aprendendo todos os dias com as plantas minhas mestras. Elas sem palavras me dizem muito.

Aqui trabalhamos com doações e trocas, buscando uma auto sustentabilidade não vendemos nada, mas sei da necessidade que a galera tem de ter sua graninha, na boa eu posso colaborar no que eu puder com respeito a plantar.

Muita força ai com a sua roça irmão, abraço família!