Alternativas de técnicas para o uso da palma forrageira e babosa para hidratar as mudas

palma-forrageira
babosa
muda

Eu costumo cortar as folhas/cladódios na horizontal em tiras finas (no máximo 2 cm de altura), espalhar em volta das mudas e depois cobrir com matéria orgânica seca.
Mas não sei dizer se há técnica melhor, que mantenha a umidade por mais tempo ou que tenha mais benefícios. Alguém utiliza ou já ouviu falar de alguma técnica de uso dessas plantas?

Grato

Você pode cortar talos de pseudo caule de bananeira em pedaços de 40 cm mais ou menos, dividi-los ao meio e colocar a parte do centro vidara para baixo e cobrir com palha ou folhas. Terá umidade por um bom tempo

Obrigado, @floresta_sintropica . Eu já usei algumas vezes as “telhas” de bananeira, e realmente acredito ser a melhor e mais eficiente opção… Mas estou começando agora e não tenho mais bananeiras no ponto de usar… Já a palma, babosa e outras plantas como mandacaru, sizal, etc… que resistem facilmente à seca da caatinga (onde moro), consigo produzir com mais facilidade (ou menos dificuldade…rsrsrs), por isso queria saber se mais alguém havia experimentado elas e como foi o procedimento mais eficiente.

Este artigo do Henrique Souza vai na linha do que você está fazendo, veja se trás novas informações e compartilhe conosco :wink:

Em um trabalho mais complexo, se introduz a palma e sisal adensados juntamente
com as plantas de ciclo curto, como o milho e o feijão e introduz na mesma época as
plantas forrageiras, adubadeiras, frutíferas e florestais.

agrofloresta_semi_arido_henrique_souza.pdf (58,8 KB)

Também há os produtos industrializados de Hidrogel.

@floresta_sintropica , me desculpe. Só agora percebi que o título do tópico dava a entender que eu buscava outras espécies para utilizar no processo, ao invés de novas técnicas pra usar com as espécies que tenho a disposição.
Já editei o título do tópico. Obrigado!