Agrofloresta na caatinga

Saudações irmãos e irmãs, meu nome é Ádelon Cristhian, sou de Santaluz na Bahia (300 km de Salvador 300km de Aracaju) aqui a principal cultura é o sisal, pouca chuva 594mm anuais, temperatura média 23.2c. Sou novo por aqui e novo no assunto agroflorestal, porém tenho um projeto em mente e gostaria da ajuda de vocês, pois todo o meu conhecimento é absorvido da internet e de amigos, eu já conheço muita coisa sobre os conceitos de estratificação, consórcios, pois já assisti muitos vídeos documentários e afins sobre o tema, porém meu conhecimento ainda está se formando (e sempre estará) sou aluno universitário do curso de sistemas de informação, estou com uma área aqui em um povoado próximo no qual eu fiz um manejo inicial, cortei uns pés de pinhão e separei uma área de início, o pinhão está se decompondo no local, como fornecimento de material orgânica inicial, o solo é arenoso, não muito compactado, ainda não fiz testes químicos, porém o solo está a uns 10 anos sem manejo, devido a minha indisponibilidade por conta de estar morando próximo a Aracaju (por causa da faculdade) não vou muito no lugar, porém desejo me estabelecer por lá… bem com isso, venho pedir a vocês conselhos, dicas, pois estou na fase inicial do projeto, estava pensando em plantar algumas culturas que ajudem o solo e que sejam resistentes a falta de água, pois estou com projeção para irrigação, mas posteriormente, no momento desejo preparar o solo. Obs: estarei indo lá no final do ano onde a incidência de chuva é maior. (Posso mandar mais informações, fotos, etc…) Desde já gratidão a todos.

1 Curtida

Bem vindo Adelon! Estamos juntos na regeneração!

Você consegue nos dar mais alguns detalhes como:

• Período de chuvas do local
  • disponibilidade de recursos humanos ( tempo)
  • Água para irrigação
  • Disponibilidade de insumos ; adubos, mudas, sementes
  • Seus objetivos e culturas de interesse